Passar para o conteúdo principal

Tem alguma dúvida?

Nos separadores abaixo encontra mais informação sobre o COSMO. Caso não encontre a resposta à sua pergunta, envie-nos uma mensagem na página de contacto

 

Desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente desde 2018, o programa visa monitorizar de forma integrada a faixa costeira de Portugal continental. 
Recolhe sistematicamente informação geográfica sobre praias, dunas, arribas e fundos submarinos, com recurso a meios aéreos, terrestres e marítimos, focando-se em áreas de maior vulnerabilidade e risco.
A informação produzida (i.e. dados de monitorização) é disponibilizada gratuitamente a utilizadores registados na plataforma.

Estamos a recolher informação sobre as praias, dunas e arribas, para melhor compreender o comportamento e evolução da linha de costa, assim  como otimizar a gestão das situações de risco, nomeadamente as associadas à erosão costeira e à instabilidade das arribas.

Os dados do Programa COSMO são fundamentais para o suporte à tomada de decisão informada e atempada na faixa costeira, designadamente: 

  • No planeamento e ordenamento do espaço costeiro;
  • Na definição, programação, e avaliação do comportamento e grau de sucesso das intervenções de proteção/defesa costeira realizadas;
  • Na identificação de problemas atuais e melhoria da capacidade de antecipação e previsão face a problemas futuros na linha de costa.
  • Na compreensão dos impactos das alterações climáticas, designadamente da subida do nível do mar, e das suas consequências na faixa costeira.

Os produtos são acedidos mediante registo do utilizador e após pesquisa no “Geovisualizador” ou no separador “Tipologia dos Levantamentos”, em função de cada tipo de monitorização, podendo aplicar filtros de pesquisa por local e/ou intervalo de datas.  O acesso é livre e universal.

Utilização e Citação dos Dados COSMO

Os dados disponibilizados no âmbito do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO) são propriedade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e destinam-se a apoiar e promover atividades de investigação, planeamento, gestão e divulgação científica ou técnica relacionadas com a faixa costeira.

  1. Citação da Fonte
    A utilização destes dados implica a obrigação de citação adequada da sua origem em qualquer forma de divulgação, publicação ou trabalho — seja de natureza académica, científica, técnica ou profissional.
    Utilize a seguinte referência: Agência Portuguesa do Ambiente. Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO) [ano de acesso]
  2. Integridade dos Dados
    Não é permitido alterar, manipular ou deturpar os dados de forma a induzir em erro. Qualquer tratamento ou adaptação deve ser claramente identificado.
  3. Responsabilidade do Utilizador
    O utilizador é responsável pelo uso que faz dos dados e pelas conclusões que deles retira. A APA não se responsabiliza por interpretações ou decisões baseadas nos dados disponibilizados.

 

Aviso legal

A utilização dos dados implica a aceitação integral destas condições. O incumprimento das regras de citação ou a utilização indevida dos dados pode constituir violação da legislação aplicável, incluindo normas sobre direitos de autor, reutilização de informação do setor público (Decreto-Lei n.º 2/2025) e propriedade intelectual, podendo dar lugar a responsabilidade civil e/ou contraordenacional.