Autor:
Liliana de Sousa
Data:
01-07-2019 15:50

No dia 12 de junho de 2019, no auditório da APA, em Alfragide, foi realizado o Seminário "A monitorização costeira e o programa COSMO", com o objetivo de apresentar publicamente os primeiros resultados do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO) e aplicações/casos de estudo nacionais e internacionais que demonstram a importância da monitorização enquanto ferramenta de suporte à tomada de decisão informada e atempada em matéria de gestão costeira.

O seminário contou com a presença de reputados especialistas nacionais e internacionais da administração central, laboratórios do estado e universidades, presidindo à sessão de abertura a Sr.ª Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza.

O Programa COSMO, concebido e desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente e cofinanciado pelo POSEUR, consiste na recolha, processamento e análise de informação sobre a evolução das praias, dunas, fundos submarinos próximos e arribas ao longo da faixa costeira de Portugal Continental.

No dia 11 de maio foi tornado público o site cosmo.apambiente.pt, onde estão disponíveis os dados de monitorização coligidos até à data, e que consistem em ortofotomapas e modelos digitais de elevação (MDE) da margem terrestre, levantamentos hidrográficos e perfis de praia (imersos e emersos) de segmentos selecionados na faixa costeira de Portugal Continental. Os dados disponíveis até ao momento abrangem o 2º semestre de 2018, estando previstos carregamentos periódicos trimestrais com novos levantamentos até ao 1º semestre de 2021.